Domingo, 9 de Maio de 2010

Radiador do óleo

 

A função é auxiliar na refrigeração do óleo lubrificante. Este componente fica situado logo acima do filtro de óleo e está ligado por meio de duas mangueiras.

Este componente garante uma melhor refrigeração do óleo lubrificante mas pode causar sérios problemas ao sistema de arrefecimento ou ao motor se ele apresentar problemas. Isso porque, o problema que ele apresenta é o rompimento dos capilares internos, permitindo a passagem do óleo lubrificante para o sistema de arrefecimento.

Isso provocará o superaquecimento do motor além de sujar radiador, bloco do motor, mangueiras, reservatório de expansão, etc. Dependendo da situação, poderá até provocar a obstrução de passagens do líquido de arrefecimento devido a sujeira que irá se acumular.

Para substituí-lo é muito simples. Basta retirar o filtro de óleo e a porca de fixação do radiador. Feito isso, retire o parafuso de fixação do filtro de óleo ao suporte e retire o radiador de óleo.

Para ter certeza que ele é o responsável por todos esses danos, vede uma das conexões do radiador de óleo. Na outra acople uma mangueira e mergulhe o conjunto dentro de um recipiente com água. Injete ar comprimida na mangueira e veja se não há formação de bolhas no interior do radiador. Se isso ocorrer, substitua-o.

Mas os problemas não terminam simplesmente com a substituição do componente defeituoso. Deverá ser feito uma limpeza geral em todo o sistema de arrefecimento, até que se eliminem todo o resíduo de óleo do sistema e isso leva tempo.

publicado por adm às 11:54
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