Quinta-feira, 10 de Junho de 2010

Filtro de combustível

Situado entre o depósito de combustível e o motor, o filtro de combustível remove as impurezas do combustível e garante que a óptima quantidade de combustível limpo está constantemente disponível.

Nos motores a gasóleo, os filtros de combustível também removem a água que possa haver no combustível.

A função de purificação do filtro de combustível ocorre fazendo o combustível passar através de um papel filtrante especial.

Ao longo da vida útil de um filtro de combustível, este papel filtrante vai entupindo e perdendo a sua permeabilidade e a capacidade de filtragem.

O filtro de combustível necessita então de ser substituído.

Se o filtro de combustível não funcionar devidamente ou se for de má construção, pode haver graves implicações:

•   O papel filtrante de baixa qualidade não limpa o combustível suficientemente bem. Em consequência, o carburador ou a bomba de injecção podem entupir, provocando problemas no motor.

•  O papel filtrante que entope rapidamente restringe o fluxo de combustível. Em consequência, o motor soluça e o automóvel avaria.

•  Os filtros de combustível inadequados podem originar uma perda de potência do motor, aceleração mais lenta e menor economia de combustível.

•  Os filtros de combustível de má qualidade podem ter fugas à volta das soldaduras, sendo uma possível consequência o incêndio do motor.

•  As rebarbas da placa de cobertura podem passar para o lado limpo do filtro e, consequentemente, para o motor.

•  Os elastómeros de má qualidade (p.ex., as juntas inadequadas à gama de temperaturas correspondente ou aos meios) podem ressequir mais facilmente e ter como resultado uma pior performance do filtro. –  As juntas internas de má qualidade podem levar a uma mistura de combustível com água e, assim, provocar uma má combustão. –  A má vedação externa pode resultar numa fuga de combustível.

•  Em geral: uma má protecção da superfície contra a corrosão pode gerar corrosão e fugas.

 

Critérios de performance:

 

Para a melhor performance de filtragem possível, o elemento do filtro em papel tem de consistir em papel de alta qualidade com uma grande superfície e um elevado número de poros, para permitir que o combustível flua livremente, sem perda de pressão.

Estes poros têm de ser suficientemente pequenos para reter todas as partículas existentes no combustível.

Se os poros forem demasiado grandes, não removem partículas suficientes.

Todavia, se forem demasiado pequenos, ou se a superfície do filtro não for suficientemente grande, os poros entopem rapidamente, resultando numa perda de pressão do combustível.

É necessário um filtro com muitos poros de dimensões correctas para uma óptima performance.Um filtro de combustível tem de ser concebido e fabricado por profissionais, para garantir que é completamente à prova de fugas, pois as fugas de combustível podem, no pior dos casos, originar um incêndio perigoso.

publicado por adm às 19:58
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