Quinta-feira, 25 de Março de 2010

A mola da suspensão

 


A mola absorve e armazena a energia resultante do movimento entre o chassis e a estrada.

Qualquer que seja a mola – helicoidal, de borracha, de lâmina – ou o tipo de barra de torção, são apenas as molas que suportam o peso do veículo, mantendo a altura correcta entre o chassis e a estrada.

Como funciona a mola?

A mola absorve e armazena a energia resultante do movimento entre o chassis e a estrada.

Como funcionam em conjunto as molas e os amortecedores?

Quando a energia resultante do movimento é armazenada pela mola graças à sua compressão, esta tentará libertar essa mesma energia distendendo-se. Este facto produzirá movimentos do chassis que destabilizarão o veículo e o tornarão extremamente desconfortável e pouco seguro. Para evitar estes efeitos, é instalado um amortecedor no sistema.

O principal objectivo do amortecedor consiste em controlar o movimento da mola. Ao fazê-lo:

1. mantém as rodas no solo
2. estabiliza o chassis do veículo
3. garante o conforto.
Fonte:http://www.autoaftermarketnews.com

publicado por adm às 22:55
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3 comentários:
De José Santos a 16 de Junho de 2012 às 11:44
Fui fazer a inspecção do meu veiuculo e reprovou porque o amortecedor do lado direito tinbha uma diferença de 30% em relação ao esquerdo, troquei os amotecedores por uns novos, e mesmo assim pergutaram-me se eram mesmo novos porque continuava a ter diferença,qual será o problema?
De adm a 16 de Junho de 2012 às 14:03
Obrigado pela sua intervenção caro José Santos,

Sendo os amortecedores novos a diferença entre ambos não pode de maneira alguma ser a mesma, partindo do principio que estamos a falar de uma suspensão Mcperson .
Para tirar as duvidas troque as molas da suspensão de um lado para o outro pois se uma delas estiver mais "selada" do que a outra pode provocar essas diferenças de valores.

Cump.

Adm
De Anónimo a 21 de Junho de 2012 às 00:46
Obrigado pela resposta,irei fazer a troca das molas.

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