Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2012

Filtros de partículas de motores a diesel (DPF): um bom mercado nos próximos anos

Os filtros de partículas de motores a diesel (DPF) estão previstos serem um dos produtos com uma procura e crescimento das mais elevadas no mercado do pós-venda durante os próximos anos.

Com a maior parte dos países a terem mais veículos a diesel na estrada do que a gasolina, a tecnologia DPF, que foi introduzida desde 2000, amadureceu, tornou-se comum e passou a ser uma exigência legal de acordo com a norma Euro 5 em todos os veículos novos a partir de 2009. As substituições estão, portanto, a tornar-se mais comuns. 

Qual é a tecnologia que está por trás de um DPF e porque são os DPF’s mais caros do que outros produtos de controlo de emissões? 

Os motores a diesel produzem 100 vezes mais partículas de fuligem do que os motores a gasolina. Os filtros de partículas diesel (DPF) são uma tecnologia económica comprovada que, quando aplicados a motores diesel, melhoram imediatamente a qualidade dos gases de escape por eliminarem mais de 95% das partículas nocivas (PM10). Quando usados em combinação com um catalisador fase, (alguns são fornecidos como uma só unidade e alguns separadamente - em função do fabricante do veículo) também reduzirem as emissões de monóxido de carbono (CO).

A tecnologia DPF também é capaz de reduzir as emissões diesel regulamentadas (CO2, HC, MP e NOx) para níveis inferiores aos recomendados pela norma Euro 5. Por isso, a tecnologia DPF não só pode reduzir os poluentes mas, também, reduz a geração de gases de efeito de estufa e melhoram o impacto ambiental do veículo. 

Por que razão os DPF’s falham e precisam de substituição? 

Ao contrário de um catalisador, um DPF não é um fluxo através de um dispositivo, o DPF trabalha ao forçar os gases de escape a passar através do filtro poroso. Para funcionar correctamente o DPF utiliza um processo de regeneração para reprocessar a fuligem que foi recolhida. 

Há dois tipos de regeneração: 

A regeneração passiva utiliza uma alta temperatura de escape (550°C - 650°C) para iniciar o processo de queima. É por exemplo, o que acontece em auto-estrada. Carros que são utilizados apenas para viagens curtas podem sofrer eternamente do bloqueio do DPF porque a temperatura exigida para o processo de limpeza nunca é atingida. Quando o DPF é completamente bloqueado tem de ser substituído.

A regeneração activa utiliza um catalisador (como o Eolys) para desencadear um processo de queima quando o DPF atinge a sua capacidade máxima. Este sistema falha normalmente devido ao pequeno reservatório do catalisador estar cheio por não serem feitos os intervalos de manutenção adequados. Novamente, o DPF fica bloqueado e tem de ser substituído.

Uma falha mecânica do filtro pode também ocorrer devido a impactos, mas isso é menos comum.

fonte:http://www.autoaftermarketnews.com

publicado por adm às 21:17
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