Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2013

Tudo o que deve saber sobre um Volante Bimassa

Conceitos básicos sobre o Volante Bimassa

 

 

O que é?
É um componente que pertence à transmissão do veículo e que põe em contacto a
força gerada pelo motor com a embraiagem.
Onde se encontra o Volante Bimassa num veículo?
Se observarmos a imagem do lado direito, vemos que o Volante Bimassa está
situado entre o motor e a embraiagem.


Como é?
Tem a forma de um disco, redondo e aplanado, com uma espessura de
aproximadamente 5 - 6 cm.


Para que serve?
A força sai do motor através da cambota. Essa força é transmitida à embraiagem
(que tem uma forma redonda, como um disco) e a partir daí passa para a caixa
de velocidades. O volante bimassa (denomina-se volante porque tem uma forma
redonda) transforma o movimento rotatório de um eixo num movimento circular de
um disco, amortecendo ao mesmo tempo as vibrações provenientes do motor.

 

Porque é que o Volante Bimassa é necessário?
As normativas antipoluição e a consciencialização ecológica são as principais geradoras da evolução
tecnológica no setor dos veículos a motor. O usuário procura veículos cada vez mais potentes,
seguros, confortáveis e, sobretudo, mais efi cientes.

 

Estas exigências fazem com que os veículos tenham motores
cada vez mais pequenos, inclusivamente com menos cilindros
(3 ou mesmo 2), um maior binário motor e principalmente uma
maior potência em baixas rotações, que é a base de uma
condução efi ciente que reduz o consumo. Todas estas
tendências aumentão o nível de vibrações do motor, que não
podem ser transmitidas ao resto do veículo, visto que a
comodidade da condução é outro requisito indispensável.

O amortecimento de vibrações é o principal elemento
diferenciador do Volante Bimassa. Sem este amortecimento, a
diminuição do consumo que observamos nos atuais veículos, e
que é necessária para a sua adaptação às normativas EURO,
não seria possível!

 

fonte:http://www.repxpert.com

 

publicado por adm às 21:52
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1 comentário:
De Manuel a 24 de Dezembro de 2016 às 11:03
O bimassa avariado faz o carro não pegar?

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