Segunda-feira, 20 de Março de 2017

AdBlue: O que é e para que serve?

Hoje são cada vez mais os diesel equipados com a tecnologia Diesel SCR (Selective Catalytic Reduction). Esta tem como objetivo reduzir significativamente as emissões de óxido de azoto prejudiciais ao ambiente e dessa forma cumprir com os rigorosos limites de emissões de gases estabelecidos pelas normas europeias (Euro 6) e americanas. Isto é conseguido com a utilização do AdBlue que, ao contrário do que muita gente pensa não é um aditivo do combustível, mas sim um fluido adicional de utilização para automóveis diesel que precisa de ser atestado regularmente. Para isso o automóvel tem um depósito autónomo para este fluido. Dependendo do modelo do automóvel, o bocal de enchimento pode ser encontrado sob a tampa do depósito de combustível, na mala ou no compartimento do motor.

 

O seu consumo varia em função do tipo de condução, da temperatura de funcionamento do sistema e da temperatura ambiente. Em média um carro consome cerca de 1,5 a 2,5 litros de AdBlue por cada 1000 Km. O atesto é uma coisa simples e deve ser feito com regularidade, especialmente antes de viagens mais longas, por exemplo, antes de férias. Isto porque se o depósito ficar vazio o motor não arranca!

Mas não se assuste porque todos o carros com este sistema possuem um sistema de aviso no painel de instrumentos que o irá informar em que altura é necessário atestar o depósito de AdBlue . Em simutaneo é também informado da autonomia.

Para que saiba a composição do AdBlue, recorremos aqui à explicação que se encontra sobre este líquido nos sites das gasolineiras Galp, BP e Repsol.

Galp: AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que actua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.

BP: O AdBlue é um produto químico (dissolução de ureia) de origem sintética que permite reduzir o nível de emissões dos veículos pesados com motor a diesel que tenham instalado o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva). Este produto, dotado de uma pureza extraordinária, cumpre a norma europeia DIN 70070 e tem o mais exigente controlo de qualidade, o que lhe permite reduzir o nível de emissões contaminantes e aumentar a proteção no catalisador do seu veículo.

Repsol: [O Adblue é] Um produto sintético, composto por uma solução de ureia e água, que reduz as emissões dos veículos pesados. É um produto concebido especificamente para veículos com tecnologia SCR. O Ecoblue não se adiciona no depósito de combustível, mas atua no catalisador com os gases gerados na combustão, convertendo o Óxido de Nitrogénio em Nitrogénio puro e água (vapor).

 

fonte:http://www.motor24.pt/s

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publicado por adm às 22:47
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