Quinta-feira, 31 de Agosto de 2017

Barulho no motor: saiba o que quer dizer cada tipo

Ouve barulho no motor e não sabe o que fazer? Saiba agora os potenciais motivos para cada tipo de ruído.

Suores frios, quem nunca os teve? Principalmente quando ouve barulho no motor. As causas podem ser variadas e tem mesmo de estar atento para agir de forma rápida e eficaz: só assim vai evitar problemas ainda maiores no futuro e que podem deixá-lo “de rastos”.

OIÇO BARULHO NO MOTOR: E AGORA?

Sabemos que pode ser uma tarefa difícil, mas tenha calma: respire fundo e tente perceber a origem do barulho no motor. Esteja atento ao painel de instrumentos do automóvel e confira se alguma das luzes de aviso está ligada – em caso afirmativo, confira o manual de instruções do veículo para tentar descortinar quais as possíveis causas e, claro, como deve atuar de forma correta e segura para si e para o carro.

As despesas com o motor podem ser dispendiosas e, por isso, é importante que esteja atento a todos os ruídos estranhos:

SOM AGUDO NAS SUBIDAS

Se, nas subidas, ouve um barulho no motor mais agudo, como se estivesse a “gritar”, poderá estar perante um caso de excesso de carvão nas câmaras de combustão.

RUÍDO CONTÍNUO

Se, ao arrancar em frio, ouve um barulho de forma constante na parte superior poderá estar com folga nas válvulas.

SOM ESTRIDENTE

Pode estar perante problemas na correia de transmissão ou de serviço.

RUÍDOS SECOS

Nestes casos, pode ser uma fuga nos injetores do veículo.

Mais uma vez deixamos o alerta: esteja atento aos barulhos do veículo. Uma atuação rápida pode evitar muitas dores de cabeça desnecessárias, além de fazê-lo poupar centenas de euros.

Aos primeiros sinais de problemas não adie a ida a uma oficina – procure a ajuda de profissionais especializados: vá ao seu mecânico de confiança e evite avarias complexas e que o obriguem a ficar sem o seu veículo durante longos períodos de tempo. Não arrisque tornar um problema simples numa questão crónica e dispendiosa.

DICAS PARA AUMENTAR A LONGEVIDADE DO MOTOR

Se quer prolongar a vida útil do motor do seu veículo, não o force a frio. Arranque sempre de forma suave quando o motor estiver com uma temperatura abaixo do normal.

Evite forçar a rotação máxima do veículo e respeite o tempo de passagem de mudança em relação às respetivas rotações do automóvel. Se ainda não tem um indicador de passagem da caixa de mudança esteja atento ao barulho no motor: vai conseguir perceber quando deve fazê-lo sem prejudicar o desempenho do automóvel.

fonte:http://www.e-konomista.pt/

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publicado por adm às 14:20
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