Domingo, 23 de Outubro de 2016

Caixa automática: vantagens e desvantagens

Com o mundo automóvel em constante desenvolvimento temos que nos perguntar várias vezes quais são as vantagens e as desvantagens de novas tecnologias e inovações. Uma dessas novas tecnologias é a caixa automática, que para uns é uma bênção e que a outros tira o prazer da condução.
 

3 VANTAGENS DA CAIXA AUTOMÁTICA

 

1. MAIOR FACILIDADE A CONDUZIR

Para novos condutores, uma caixa automática é muito mais fácil de utilizar do que uma manual. Apesar de não haver nenhum bicho de sete cabeças na embraiagem, esta continua a precisar de alguma prática para dominar.

Com mudanças automáticas é muito mais fácil conduzir, e não é necessária qualquer preocupação com as mudanças – daí muitos dizerem que tira algum do prazer da condução. 
 

2. MELHOR PARA CONDUTORES INEXPERIENTES

Não basta ser mais fácil de utilizar, mas também é melhor para condutores inexperientes. Ao passar por terrenos íngremes e por zonas com muitos carros, a caixa automática liberta-nos de todo o trabalho que envolve a embraiagem e as mudanças.

Em zonas com muito trânsito não é preciso mais que pôr o pé no pedal para o carro ir, e todos sabemos como o ponto de embraiagem pode ser difícil para quem está a aprender. Assim, reduz o risco de deixar o carro ir abaixo – bem como o de embaraços.
 

3. FACILIDADE DE VENDA

Existem muitas pessoas à procura de mudanças automáticas, seja por quererem experimentar a novidade, seja por quererem oferecer o carro a alguém com menos experiência. Um carro com mudanças automáticas pode-se vender facilmente, e pode encher mais a carteira.

 

3 DESVANTAGENS

 

1. MENOR CONTROLE

Condutores inexperientes beneficiam muito da caixa automática, mas condutores mais hábeis não. Como é tudo automático, perde-se algum controle sobre as mudanças. Como o condutor não tem tanto controle sobre as mudanças, pode acabar por perder mais combustível e/ou tempo do que deveria em certas situações.
 

2. MAIOR CONSUMO

Como quem manda não é só o condutor, é difícil usar a caixa de velocidades para poupar no combustívelquando as mudanças são automáticas. Além disso, regra geral, motores que usam a manete consomem menos que motores automáticos, o que faz com que possa poupar mais a longo prazo.
 

3. MENOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO

Um carro com mudanças automáticas é mais complexo do que um com mudanças manuais. Quando deixa de estar na mão do condutor, todo o sistema de controle de mudanças aumenta a complexidade do carro.

Maior complexidade significa que o mecânico cobra mais quando o carro entra na oficina. Quanto mais difícil, maior o custo do serviço.

fonte:http://www.e-konomista.pt/a

publicado por adm às 10:09
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.tags

. abs

. actualidade

. adblue

. admissão

. admissão variável

. air bag

. amortecedor

. ângulo morto

. aquecimento

. ar

. arrefecimento

. árvores de cames

. as cores mais populares do mundo

. automoveis

. binário

. binário do motor

. biodiesel

. bomba direcção

. caixa automatica

. caixa automática

. caixa dsg

. caixa embraaegm dupla

. calços

. câmbios automáticos

. cames

. carros

. carros a diesel

. carros electircos

. catalisadores

. catalizador

. caudalimetro

. circuito refrigeração

. city safety

. combustível

. concelhos

. correia

. curiosidades

. curve control

. da cabeça do motor

. dicas

. dicionário do motor

. diesel

. diferencial

. direcção

. direcção assistida electro-hidráulica

. direitos quando leva o carro à oficina

. discos

. dpf

. egr

. embraagem

. emissões

. esp

. fap

. farois

. filtro ar

. filtro de combustível

. filtro de partículas (fap/ dpf)

. filtro do óleo

. filtros de partículas

. flex

. ford

. formula zero

. gasolina vs diesel

. gestão

. helios concept

. ignição

. injecção

. líquido de travões

. lubrificantes

. luz

. maf

. medidor

. mitos

. mola

. mola suspensão

. motor

. motor hcci

. motor híbrido a ar

. motores

. nitrous

. nos

. noticias

. novidades

. oficina

. óleo de travões

. oleos

. pneus

. portugal

. potencia

. segurança

. sensor

. suspensão

. travões

. turbo

. turbos

. valvula

. valvulas

. velas

. velas de ignição

. vida

. todas as tags

.links

.arquivos

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Outubro 2016

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Março 2013

. Janeiro 2013

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Abril 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

.subscrever feeds