Domingo, 23 de Outubro de 2016

Como interpretar as inscrições nas laterais dos pneus

As inscrições laterais dos pneus são, muitas vezes, confusas ou simplesmente incompreensíveis para muitos condutores. A parte lateral de um pneu apresenta, tipicamente, uma infinidade de códigos e números impressos que são usados para identificar o tamanho e as características físicas do produto, bem como pormenores relativos à sua fabricação. Muitas destas inscrições possuem pouca ou nenhuma importância para o condutor – outras, no entanto, contêm informações essenciais, que podem ser decisivas quando se trata de fazer a escolha acertada de pneus. Para aqueles que gostam de ser consumidores informados, importa familiarizarem-se com o significado das seguintes inscrições:Apesar de existir uma multiplicidade de inscrições que podem estar presentes num pneu, o presente artigo centrar-se-á no código de 11 carateres (dígitos e letras) que, tipicamente, todos os pneus apresentam. A título ilustrativo, e para uma melhor compreensão da informação que se segue, é possível consultar o exemplo seguinte: 195/50R15 91H

Largura do pneu

A largura do pneu encontra-se traduzida nos primeiros três dígitos do código. Esses três dígitos referem-se à largura do pneu em milímetros. Por exemplo, um pneu com cuja inscrição seja 285, mede 285 milímetros de largura, ou seja, 285mm desde a ponta do flanco esquerdo à ponta do flanco direito. A largura mais comum dos pneus atualmente presentes no mercado é de 225mm, mas os valores variam, essencialmente, entre 155mm e 335mm, salvo raras exceções.

Proporção altura/largura do pneu

Separados por uma barra, estão o quarto e quinto dígitos do código do pneu, traduzindo o rácio entre a altura e largura do mesmo. Esta proporção é explícita numa percentagem, por exemplo, se o número inscrito for 60, isso significa que a altura do pneu corresponde a 60% da largura do mesmo. Quanto mais baixo for o valor, menor é altura do pneu, e quanto menor a altura, melhor será a aderência nas curvas. O valor de proporção altura/largura mais comum nos pneus atuais é 55%.

Radial

De seguida, o código de 11 carateres apresentará, provavelmente, a letra R. Isto significa que trata de um pneu radial. Os pneus que se encontram disponíveis no Velocini  e no mercado em geral, possuem construção interna radial, ou seja, as suas cordas internas são posicionadas num ângulo de 90 graus (perpendicularmente) relativamente à direção de deslocação do veículo de modo a conferir força adicional ao pneu – as cordas internas fluem em direção ao centro do pneu, não causando sobreposições entre si. Se um pneu não possuir construção radial, possuirá construção diagonal (também designado, por vezes, como pneu convencional).

Diâmetro da jante

Os dois dígitos que se seguem, referem-se ao diâmetro da jante. Esta medida encontra-se traduzida em polegadas, uma unidade de medida anglo-saxónica. Desde modo, um pneu cuja inscrição seja 16, possuirá 16 polegadas de diâmetro da jante.

Índice de carga

Este índice, manifesto em dois dígitos, indica a carga máxima que o pneu pode suportar quando está insuflado à pressão máxima considerada segura pelas recomendações do fabricante. Contudo, é importante manter o seguinte em atenção: no caso de um pneu que esteja marcado com o número 97, isso não significa que ele só pode suportar 97kg com segurança, significa apenas que o seu índice de carga é 97. Assim, para determinar corretamente o peso suportado pelo pneu, é necessário consultar uma tabela específica que determina o peso em kg para cada índice. Por exemplo, para um índice de 97, o peso máximo de carga é de 730 kg / pneu. Essa tabela é a seguinte:

Código de velocidade

Finalmente, o código de 11 carateres é composto por uma letra que traduz a classificação de velocidade, indicando a velocidade máxima que o fabricante certificou que o pneu consegue transportar a carga do veículo em segurança. As classificações de velocidade variam de A (a mais baixa) a Y (a mais alta) com uma exceção: a letra H não segue a ordem alfabética e corresponde a uma classificação entre T e V (ocupando o lugar que, teoricamente, seria da letra U). Tal como acontece com o índice de carga, cada letra corresponde a um equivalente em km/h, sendo que a tabela é a seguinte:

É importante notar que o código de velocidade é uma indicação unicamente relacionada com as capacidades do pneu que, em caso algum, autoriza o condutor a conduzir acima dos limites de velocidade legais.  

 

fonte:http://velocini.com/

tags:
publicado por adm às 09:58
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.tags

. abs

. actualidade

. adblue

. admissão

. admissão variável

. air bag

. amortecedor

. ângulo morto

. aquecimento

. ar

. arrefecimento

. árvores de cames

. as cores mais populares do mundo

. automoveis

. binário

. binário do motor

. biodiesel

. bomba direcção

. caixa automatica

. caixa automática

. caixa dsg

. caixa embraaegm dupla

. calços

. câmbios automáticos

. cames

. carros

. carros a diesel

. carros electircos

. catalisadores

. catalizador

. caudalimetro

. circuito refrigeração

. city safety

. combustível

. concelhos

. correia

. curiosidades

. curve control

. da cabeça do motor

. dicas

. dicionário do motor

. diesel

. diferencial

. direcção

. direcção assistida electro-hidráulica

. direitos quando leva o carro à oficina

. discos

. dpf

. egr

. embraagem

. emissões

. esp

. fap

. farois

. filtro ar

. filtro de combustível

. filtro de partículas (fap/ dpf)

. filtro do óleo

. filtros de partículas

. flex

. ford

. formula zero

. gasolina vs diesel

. gestão

. helios concept

. ignição

. injecção

. líquido de travões

. lubrificantes

. luz

. maf

. medidor

. mitos

. mola

. mola suspensão

. motor

. motor hcci

. motor híbrido a ar

. motores

. nitrous

. nos

. noticias

. novidades

. oficina

. óleo de travões

. oleos

. pneus

. portugal

. potencia

. segurança

. sensor

. suspensão

. travões

. turbo

. turbos

. valvula

. valvulas

. velas

. velas de ignição

. vida

. todas as tags

.links

.arquivos

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Outubro 2016

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Março 2013

. Janeiro 2013

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Abril 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

.subscrever feeds