A companhia Levant Power, de Cambridge, na Inglaterra, criou um amortecedor que converte a energia mecânica de choques e vibrações do veículo em movimento em eletricidade, reduzindo o consumo de combustíveis em 1,5% a 6%, informa o site Technology Review.
A tecnologia já foi testada com sucesso em um jipe militar Humvee. Enquanto um amortecedor comum tem um pistão que se move num meio oleoso para neutralizar o movimento, este tem partes que giram quando o pístão se move, alimentando um pequeno gerador interno.
Visualmente, o amortecedor da Levant Power parece convencional, exceto por um cabo de alimentação que vem de uma ponta. Ele pode ser instalado em qualquer veículo por mecânicos, sendo conectado a um aparelho que funciona como uma central de energia – capaz de coordenar a eletricidade vinda de outras fontes, como sistemas regenerativos de freio e painéis solares. A energia é então redirecionada no sistema elétrico do carro para reduzir a carga no alternador do carro (componente do motor responsável pela recarga da bateria).
A central de energia usa a informação de acelerômetros e outros sensores para mudar a resistência dos geradores, que endurecem ou suavizam a suspensão. Por exemplo, se os sensores detectarem que o carro está virando, a central de energia aumenta a resistência dos amortecedores nas rodas exteriores.
Os amortecedores e controles eletrônicos custarão “um pouco mais” do que os amortecedores comuns, segundo a Levant Power, que não divulga o preço final. Ela afirma que em caminhões comerciais, a economia de combustível pagará o custo adicional em 18 meses. A companhia não planeja produzir a tecnologia, preferindo licenciá-la ou entrar em acordo com algum fabricante.
fonte:http://revistagalileu.globo.com
. abs
. adblue
. admissão
. air bag
. ar
. as cores mais populares do mundo
. binário
. calços
. cames
. carros
. correia
. dicas
. diesel
. direcção
. direcção assistida electro-hidráulica
. direitos quando leva o carro à oficina
. discos
. dpf
. egr
. emissões
. esp
. fap
. farois
. filtro de partículas (fap/ dpf)
. flex
. ford
. gestão
. hibridos
. ignição
. injecção
. luz
. maf
. medidor
. mitos
. mola
. motor
. motores
. noticias
. oleos
. pneus
. portugal
. potencia
. sensor
. travões
. turbo
. turbos
. valvula
. valvulas
. velas
. vida
. Política de Privacidade