Domingo, 26 de Abril de 2020

Fluido de travões, quando e porque trocar?

O sistema de travagem do seu carro é composto por inúmeros componentes, todos eles com a sua importância para a segurança de condutor, ocupantes e transeuntes.

 

Certamente que reconhece a necessidade da substituição regular de discos e pastilhas de travão, quando estes atingem os seus limites de desgaste. A quilometragem para a substituição de pastilhas e discos depende de fatores como o veículo em causa, tipo de condução e percursos efetuados.

 

O fluido de travões

 

Mas existe outro órgão do sistema de travagem, que desempenha um papel vital para a sua segurança: o fluido de travões.

 
 
 

O fluido de travões, mais conhecido como "óleo de travões", permite transferir para as bombas de travão das rodas, a força que o condutor aplica no pedal do meio. Na verdade, o fluido de travões permite ampliar a força de travagem que o condutor aplica no pedal de travão, garantindo o abrandamento ou paragem do veículo.

 
 
 
 

Por estar em contacto com os elementos sujeitos a fricção mecânica (é a fricção entre pastilhas e discos de travão que permite abrandar ou parar o veículo), o fluido de travões aumenta a sua temperatura para valores bastante elevados. A simples deslocação do veículo, permite depois o arrefecimento do fluido. Este arrefecimento gera condensação, contaminando o fluido com água. Numa travagem seguinte, ao aplicar força no pedal de travão, vai comprimir fluido com água.

 

Aqui reside o problema (e perigosidade) da contaminação do fluido com água: ao passar os 100ºC, a água evapora e torna-se compressível. Este fenómeno resulta numa perda significativa de capacidade de travagem, com consequências no controlo do veículo.

 

Mas quando deve trocar o fluido de travões?

 

Este fluido é altamente higroscópico, o que significa que tem muita propensão para absorver humidade. Mesmo um veículo que faça poucos quilómetros anuais, deve trocar o fluido de travões com regularidade.

Quase todos os fabricantes preconizam a sua substituição a cada dois anos.

Esta operação carece de equipamentos específicos, que obedecem aos procedimentos do fabricante do seu veículo. Uma operação mal executada pode incorrer em falhas no sistema de travagem, diminuindo a segurança de condutor e ocupantes.

 
 
 
 
 

Para além da segurança, que implicações tem na durabilidade do sistema de travagem?

 

Um fluido contaminado com água irá corroer os elementos do sistema de travagem, provocando avarias muito dispendiosas. Como exemplo, o grupo hidráulico de ABS de um veículo comum pode facilmente ultrapassar os 1000€.

 

Quer fazer um check up rápido ao seu sistema de travagem? Faça-nos uma visita, os nossos técnicos terão todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida enquanto verificam o estado do fluido de travões do seu carro.

FONTE:https://www.hybridcarcenter.pt/post/fluido-de-trav%C3%B5es-quando-e-porque-trocar?fbclid=IwAR2fx8jb6MtwzFwnbjIOK6IyeQqU2tIZ4HmUqxWf2toRaMmavimtS2wvvjA

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publicado por adm às 20:50
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